Imagem capa - Dicas para Ensaio Fotográfico de Gestante por Angélica Ferreira
DICAS PARA MAMÃES

Dicas para Ensaio Fotográfico de Gestante





A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher, e uma das melhores formas de preservar a história é através da fotografia. Por isso, separei algumas dicas para que esse momento seja ainda mais especial.

1 - O período ideal

Eu sugiro para minhas clientes que elas façam o ensaio de 29 a 34 semanas de gestação, pois nesse período a barriga já está bem aparente e bonita, e os desconfortos do final da gravidez ainda não estão muito presentes, como o inchaço e o peso da barriga.

Assim, é possível aproveitar melhor o ensaio, tendo mais disposição e se sentindo mais bonita. 

Mas caso tenha alguma predisposição para parto prematuro ou gravidez de gêmeos, é indicado que seja feito o ensaio um pouco mais cedo.

2- Qual local escolher?




O ensaio de gestante pode ser feito em estúdio, em locais externos ou na casa do cliente. É necessário pensar no estilo de foto que você deseja e com qual perfil você se encaixa mais.

O estúdio tem a vantagem da praticidade e privacidade, em realizar as fotos no mesmo espaço, sem olhares curiosos, geralmente o estúdio possui roupas e acessórios que podem ser usados também. 

Eu fotografo apenas em locais externos e na casa do cliente, assim consigo que cada ensaio seja único e especial, permitindo explorar sempre minha criatividade.

O ensaio na casa do cliente é muito divertido, geralmente usamos o quarto do casal, quarto do bebê e a sala de estar. São fotos no estilo lifestyle, ou seja, estilo livre, mais natural e espontâneo e também com estilo mais sensual, onde a ideia é mostrar a beleza e feminilidade da mulher grávida. Para realizar as foto em casa, o ideal é que os ambientes sejam bem iluminados para garantir fotos nítidas e lindas.

Para locações externas, os locais comuns são praias, parques, centro de cidade. O importante é o casal escolher um local que tenha afinidade, que se sinta bem. No verão é interessante procurar por praias menos movimentadas, ou ir para serra, para que vocês não precisem ficar se preocupando tanto com as pessoas no fundo das fotos.

O horário ideal para fotografar em locais externos é próximo ao amanhecer ou duas horas antes do pôr-do-sol, assim garantimos a melhor luz durante o ensaio.


3- Qual melhor horário?




Para ensaios internos, vai depender de como é a iluminação no local, se tem algum período que o ambiente receba mais luz natural, mas de modo geral, pode ser feito em qualquer horário do dia.

Já nos ensaios externos, sugiro fazer nas primeiras horas da manhã ou no fim do dia, assim teremos a melhor luz para fotografar, que é a luz da golden hour, uma luz suave e dourada, que deixa a foto ainda mais bonita.


3- O que vestir?




No ensaio gestante o que buscamos ressaltar é a barriga da mamãe, então, nada melhor que optar por roupas que valorizem a silhueta da gestante.

Nem todos os looks precisam mostrar a barriga, mas sugiro que pelo menos um seja com a barriga aparecendo, para fazer a foto clássica do papai beijando a barriga da mamãe.

Então, o que usar? Vestidos, dê preferência aos justos, que marcam bem a barriga, saias longas com tops ou croppeds, short ou calça jeans (pode usar aberto se não achar nenhuma que feche na barriga) com uma camisa aberta. Opte por roupas mais básicas e com cores neutras, assim não correrá o risco de odiar as fotos daqui 20 anos, quando a moda for outra, rsrs..

Se a roupa for muito simples e queira mudar um pouco, utilize de acessórios, como cachecol, colares, pulseiras, mas nada muito carregado, para não ficar brega.

Para os ensaios internos, pode ser usado lingeries bonitas e delicadas de renda, camisas masculinas, roupas mais confortáveis que geralmente usamos em casa, tudo depende do estilo de fotos que você deseja criar.

Pelo meu estilo de fotografia e por gosto pessoal, não tenho vestidos e looks para minhas clientes, prefiro que cada uma traga suas roupas e use aquilo que mais se sente a vontade e bonita, assim, garanto que cada ensaio seja diferente do outro.


4- A produção




Com as mudanças no corpo, muitas mamães não se sentem tão bonitas durante a gestação, então, se puder, aproveite o ensaio e tire um tempinho para ir ao salão cuidar de você, arrume o cabelo, faça as unhas e uma maquiagem neutra, garanto que se sentirá ainda mais bonita e a vontade durante o ensaio.

E as fotos serão o reflexo de toda beleza desse momento.


5 - O que levar?



Aproveite o ensaio e registre a primeira roupinha, o primeiro sapatinho, algum ursinho, iniciais do nome, ou qualquer detalhe que mereça o registro. As vezes esses itens serão doados depois, mas com as fotos será possível relembrar qual foi o primeiro presente do bebê, ou o que os avós deram, por exemplo.

Não é necessário levar mil coisas, apenas uns 4 acessórios mais importantes do bebê já o suficiente para diversificar em algumas fotos.

Nem todo fotógrafo gosta de usar acessórios nos ensaios, mas eu acho que personaliza as fotos, e é possível sim, sair do clichê e ter fotos bonitas com esses itens. Além de ser útil na montagem do álbum depois, permitindo criar páginas diferentes mostrando esses detalhes.


6- Como escolher o fotógrafo?

Decidir o fotógrafo é algo muito importante para o resultado ser conforme o esperado. Não escolha apenas pelo preço, afinal, todos conhecem a frase, o barato sai caro. O mais importante aqui é escolher aquele profissional que tem o perfil mais parecido com o seu. Ou seja, que o portfólio seja do seu agrado, não vale escolher um fotógrafo e querer que ele faça as fotos no estilo de outro, totalmente diferente do que ele já faz, a probabilidade de você não gostar do resultado será grande.

É importante conhecer o estilo do fotógrafo, olhe todos os ensaios, siga nas redes sociais e tire todas as suas dúvidas.